Cinco dicas para driblar a fome fora de hora

Rico em vitamina A e potássio, o Damasco é ótimo para a saúde dos olhos

Sabe aquela sensação de vazio no estômago? Normalmente é sinal de fome e o corpo avisando que precisa recarregar as energias, mas, às vezes, pode ser só um alarme falso. Isso não é tão fora do comum, até porque temos alguns hábitos que acabam desregulando o funcionamento do nosso organismo.

Por isso, precisamos diferenciar a fome real (fisiológica) da fome emocional (geralmente causada por ansiedade ou estresse). Mas é fácil evitar essa sensação e regular o organismo de forma saudável.

Por isso, listamos algumas dicas simples que podem ajudar.

Tome bastante água

A água, além de hidratar, ajuda a dar sensação de saciedade. A sensação de falta de líquido no organismo é muito parecida com a da fome; por isso, você pode confundir os sintomas, correr para comer alguma coisa fora da hora e, de quebra, acaba aumentando o consumo de calorias.

Mastigue bem os alimentos

A mastigação é a etapa mais importante da alimentação. Geralmente, as pessoas não mastigam o suficiente para triturar os alimentos de forma adequada. A ação de mastigar gera diversos sinais no cérebro, o que junto com todo o ato de comer, diminui a sensação de fome, gerando saciedade.

Consuma alimentos ricos em fibra

A fibra presente nos cereais, legume e frutas, é um dos elementos que mais aumenta a sensação de saciedade. Geralmente, os alimentos que têm fibra, por si só, já exigem uma dedicação maior na hora de mastigar, o que é ótimo para espantar a fome. Um truque maravilhoso é começar as refeições pela salada, com bastante legumes e investir na aveia, granola e outros cereais integrais.

Outra ótima dica é o Damasco Seco Energia da Terra. Rico em vitamina A e potássio, o Damasco é ótimo para a saúde dos olhos, é fonte de antioxidantes, ajuda a controlar o nível de colesterol e ajuda a manter a pele jovem.

Consuma menos açúcar

Seja na sobremesa, biscoitos ou qualquer lanche entre as refeições, ingerir açúcar acaba tendo o efeito contrário, e pode dar mais fome ainda. O açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo, deixando uma sensação de vazio logo após seu consumo.

Coma em intervalos regulares

Outra dica muito importante é não ficar muito tempo sem comer entre as refeições. Para controlar a ansiedade e o funcionamento do organismo, o ideal é sempre se alimentar em intervalos regulares. É claro que vai variar de pessoa para pessoa, então é preciso observar e conhecer seus hábitos. Os intervalos podem ser de 2 até 4 horas, desde que os eles sejam respeitados. Além disso, além das refeições principais, o ideal é que você coma lanches rápidos e saudáveis como já listamos: frutas e snacks saudáveis.

Agora que demos algumas dicas, que tal conhecer nossos snacks práticos para espantar a fome e agregar um toque da natureza na correria do dia a dia?

Facebook Comments